quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

O MOF 5 FOI ASSIM...

Muito obrigado a todos mais uma vez...Já esta mais que provado a força que temos, em um fim de semana onde o estado do Rio de Janeiro, e um lugar específico, ( Complexo do Alemão ) se tornava pai de todo mal, onde todas as lentes se encarregavam de focar, e os veículos de comunicação se empenhavam em bitolar, logo ali no quase outro extremo dessa guerra, a apenas 20 minutos em operação simultanea acontecia a invasão na vila operária, mas de forma diferente e menos interessante pra mídia, não fora televisonada, mas quem esteve presente sabe, revolução e transformação, não se faz com guerras e armas e sim com disposição e sede mudança, um simples traço tem a capacidade de mudar a geografia de uma viela, um minuto de confiança em uma criança pode surtir um efeito de proporções ainda não calculadas, e uma comunidade que recebe a presença de mais de 300 artistas durante um caos eminente, tem a capacidade de entrar pra história.


Meeting Of Favela...Você também faz parte.


Muito obrigado a todos amigos e parceiros do maior encontro de graffiti voluntário do mundo!!!

A quinta edição do MOF - Meeting Of Favela, o maior encontro de graffiti voluntário do mundo, aconteceu mais uma vez na comunidade de Vila Operária, Duque de Caxias promovendo a arte e a paz em meio a um clima tenso no Estado do Rio de Janeiro.Como diversas regiões do Rio a Baixada Fluminense também sofreu com os conflitos, mas no domingo na Vila Operária reinava a paz e as latas de spray em ação.

Os grafiteiros da Posse 471 anfitriões do encontro receberam artistas de toda a Baixada, Rio, São Paulo, Minas Gerias, Amazônia e Chile que coloriram o local mais uma vez. Os moradores conferiram os serviços sociais oferecidos pelo SESC além do espetáculo de circo.

"Temos a obrigação de mostrar que somos bem maiores que essa maquiagem que estão fazendo no Complexo do Alemão” diz Borg, da OH Crew, de São Gonçalo, que está presente todo ano. “Agora só mostram a guerra, o MOF está sendo a contradição, aqui nessa favela hoje tem música, cultura, arte, vida” diz um grafiteiro morador de Lote XV Belford Roxo. “O graffiti é uma resistência, agora que era hora de sairmos para a rua... dou aula há 12 anos em favela e o graffiti é uma contribuição para a solução de certa forma, pois dá esperança a quem tem essa experiência” diz Reis. “Quando se está pintando esquecemos de tudo, a pintura é para trazer a alegria em momentos de tristeza” disse Krln, que veio de Petrópolis.

Mas o MOF seguiu cumprindo seu papel de reunir nomes do graffiti para um mutirão artístico, Bônus, que veio de Manaus, conheceu o encontro pela internet através de amigos e se preparou para estar presente pela primeira vez este ano: “Aqui você adquire conhecimento e também um reconhecimento, é bom ver pessoalmente os caras que pintam bem”. A grafiteira Perera, de Belo Horizonte, ficou impressionada com o movimento e também marcou a data, sem pensar em adiar: “Esse lance em que vinha muitos grafiteiros e era só chegar e pedir os muros achei incrível”.

“O Rio tem a arte bem apurada, gostei muito do trampo do Combo”, disse Ti, de São Paulo. “O MOF é muito além do graffiti, é um encontro forte” disse Che, também de São Paulo. Seu amigo Estopa completa “Gosto do lance do coletivo, pois não existe nenhuma obrigação de vir, nós viemos por que queremos fazer parte disso”.

Ainda rolou apresentação do MC Coe, shows com Durango Kid e Sistah, a Batalha do Real e o lançamento da campanha da Artefeito para 2011 - Arte P.E.N.SE. – Graffiti por uma educação não sexista – onde as grafiteiras Aila, Muleca pintaram em conjunto com diversos grafiteiros, sem esquecer a luta pela não discriminação de gênero. O grafiteiro da Baixada KDO reflete “O MOF é para a Baixada e para o mundo inteiro uma referencia, uma ocupação de toda comunidade deveria ter”. E o que se ganha com tudo isso, pergunto: “O sorriso na face de quem está pintando e de quem tem o muro pintado, ao contrario da lagrima de quem tem sua comunidade invadida”.

Só pra deixar claro algumas coisas: Ano que vem tem MOF e estaremos novamente em peso no Rio de Janeiro com a galera que organiza e des-organiza o MOF pois, quem realmente faz a parada são todas as pessoas envolvidas, desde a comunidade que sempre nos receberam com muito carinho e respeito pelo que fazemos e pelo que somos (periféricos), pelas correntes de e-maisl que circulam dentro do nosso território nacional - Brasil -  e fora dele e também aos manos: BUNYS, BOBI, KAJAMAN, COMBO, NEXT e a toda a galera do POSSE 471.


Ano que vem tem mais, para maiores informações acessem:


http://meetingofavela.blogspot.com/
http://meetingofavela.blogspot.com/
http://meetingofavela.blogspot.com/

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quando a maioria das pessoas estão voltando de seus trabalhos, estudos e negócias no Centro da Cidade de São Paulo para as suas comodidades- ou não - sejam elas casas, abrigos, própiras ou alugadas, muitas vezes nem percebemos o que deixamos todos dos dias para trás, ou até mesmo abaixo do pisar de nossos pés. Pois bem, ai está uma pequena parte do que usamos,  fazemos e realizamos todos os "belos" dias, e o resultado de tudo isso, é isto:

 Av. São João-São Paulo/SP.

Tenhamos ótimas reflexos, pois, o que pra você é nada, pra muitas pessoas é a subsistência pra pode VIVER, ou simplesmente se ALIMENTAR!
APENAS ISSO, OU ISTO.

XXX

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

MAIS NOTÍCIAS PRA NÓIS DA ZONA LESTE.

Manifesto em Prol a Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo.
Que não temos!

Nossa galera, quanta luta e quanta gente bonita e militante mesmo nesta caminhada, um viva pra todos/as nós que, participantes ou não nos dão uma tremenda ajuda pra lutarmos pelos nossos objetivos, sonhos e de conquistas.

No último sábado, dia 11 de dezembro participaram mais de 9 coletivos culturais da região de Ermelino Matarazzo para o Manifesto, organizado por nós mesmo em prol a Casa de Cultura, que, após muitos anos de LUTA, ainda não temos em nossa região.

O nosso Manifesto começou as 12:00 hs na Praça Benedito Ramos, centro de Ermelino Matarazzo (E.M.) com a presença dos coletivos: OS MESQUITEIROS, TENDA LITERÁRIA, MARGINALIARIA, SOUND BASS, BARRACO DAS IDEIAS, FINAL DE SEMANA CULTURAL, CAJU-PJ (CASA DA JUVENTUDE - PASTORAL DA JUVENTUDE), MUNDO EM FOCO, PERIFERIA INVISÍVEL, CULTURA NA PRAÇA, EXTREMOS ATOS, todos munidos do mesmo objetivo: manifestar as nossas ações culturais, apresentar nossas ações pra todas as faixas etárias e sem discriminar qualquer pessoa, e o mais bacana, ao AR LIVRE.

O nosso dia começou ao som do Coletivo Sound Bass tocando várias músicas, de rap ao samba embaixo de um sol escaldante que queimava toda a nossa pele e também as nossas narinas; em seguida rolou a apresentação teatral do Coletivo Periferia Invisível, um grande show: “Nós ficamos muito apreensivos com a apresentação, foi a 1ª vez que apresentamos uma peça ao Ar Livre, numa Praça Pública, foi diferente mas muito bacana” Bruno Veloso, Coordenador Artístico do Coletivo Periferia Invisível.

Logo após a apresentação de teatro, tivemos as meninas do Projeto: Os Mesquiteiros, como a maioria do coletivo são meninas, deveria chamar de: As Mesquiteiras, sendo assim, as meninas juntamente com o Educador, Poeta e um mano Porreta Rodrigo Ciríaco recitaram alguns poemas de autores/as periféricas e também apresentaram um pouco do que este coletivo, majoritariamente Feminino, apresenta na E.E. Jornalista Francisco Mesquita. Depois tivemos a apresentação do Projeto Marginaliaria, apresentando a arte de juntar, ao mesmo tempo: Música, Poesia Recitada e cantada, Teatro, tudo junto e bem misturado, com certeza mais uma apresentação alucinante e bem provocativa, para nós e para o poder público.

Estava indo tudo a 1000 maravilhas, porém aconteceu o que não esperávamos, quando o Projeto Marginaliaria saiu de cena – pois não tínhamos palco – o céu que estava bem azulzinho começou a mudar o tom de sua cor pra uma cor cinza forte e bem carregada, isso mesmo carregada de nuvens cheias de água, em questões de segundos caiu uma forte CHUVA sobre algumas cabeças e também sobre as tendas que estavam armadas na Praça. Resultado, todos/as se molharam, pelo menos os pés não ficaram a salva. 

A maioria das pessoas correram pra debaixo das tendas, cobrimos os aparelhos e instrumentos de som pra não perdermos na chuva. Um detalhe, após uns 30 minutos de chuva intensa o rio começou a encher e a nossa preocupação aumento na mesma hora, a chuva não parava de cair, levamos um susto grande quando um raio caiu bem próximo de nós botando a galera em pânico embaixo da tenda, mas mesmo assim ficamos até o fim da chuva e de repente o sol começou a raiar novamente, entre as nuvens cinzentas e avermelhadas que pairavam no horizonte... Infelizmente algumas apresentações foram prejudicadas por conta da chuva, mas nem por isso desistimos de fazer o que tínhamos planejado. Organizamos um cortejo e começamos a subir as ruas, vielas e becos da comunidade do Buraco Quente, para os mais conhecidos a Favela do Buraco Quente.

Galera, ai sim foi um momento cheio de emoções, agitações em parar das crianças, das mulheres, dos/as jovens, dos/as idosos/as, enfim dos moradores/as da região que contaminou profundamente o nosso objetivo: Queremos e muito um espaço cultural em nossa região.

Algumas pessoas saiam de suas casas, bares, vielas para verem o que estava acontecendo nas ruas estreitas da comunidade; neste momento íamos recitando alguns poemas periféricos, cantando músicas populares, enfim trocando muitas informações e experiências com a comunidade. O cortejo já tinha um local certo pra chegar, este lugar era a E.E. Jornalista Francisco Mesquita onde aconteceu um grande Sarau organizado pelas Mesquiteiras com a ajuda do Rodrigo Ciríaco, porém o mesmo Sarau mudou de nome, e se tornou o Sarau da Cultura da Z/L. Com muito suor, lágrimas e alegrias a flor da pele realizamos um grande evento de música, poesia e muita festa. Resultado disso foi a junção e o fortalecimento dos vários coletivos existentes em Ermelino Matarazzo pra juntos lutarmos pelos nossos anseios, desafios e pelas nossas conquistas.

Acredito que até aqui conseguimos passar um pouco do que aconteceu em nosso Manifesto e estamos mais do que decididos com as nossas propostas e idéias, e não iremos parar por aqui, pois isso tudo é apenas o re-começo de uma história que jamais terá fim.

Vamos que vamos!!!!!!!!!!!!!!
Nos encontraremos sempre na LUTA, pode acreditar!

Vander e Carla.






terça-feira, 14 de dezembro de 2010

NOTÍCIAS PRA ALIMENTAR A NOSSA LUTA!!!

Reunião para a Discussão sobre à Casa de Cultura de
Ermelino Matarazzo. 

Na última sexta feira do dia 10 de dezembro de 2010 aconteceu uma grande reunião na Paróquia São Francisco de Assis, em Ermelino Matarazzo com algumas pessoas representando as Sub Prefeituras da Zona Leste pra discutirmos sobre os futuros eventos culturais que estão sendo planejados para o ano de 2011 e, no caso da Sub Prefeitura do Ermelino Matarazzo, sobre à Casa de Cultura que não temos.

Dentro desta perspectiva, as pessoas que estavam representando a nossa região defendeu incisivamente a proposta do nosso projeto, que é de construir uma Casa de Cultura para a nossa Comunidade e que seja, maximamente, organizada e administrada pela própria comunidade envolvida em ações culturais, sem menosprezar as outras ações existentes no bairro.




Uma das figuras mais importante do bairro estava presente na reunião pra somar um pouco mais com os coletivos, Padre Ticão, que, durante a sua longa vida sacerdotal sempre se dedicou as ações sociais, culturais e políticas, e desta vez ele veio pra contribuir conosco nesta luta: por condições favoráveis a comunidade e aos grupos culturais aqui existentes em busca de um espaço público e cultural.

O senhor, Carlos Augusto Calil, Secretário Municipal da Cultura não pode comparecer em nossa reunião, porém deixou marcado a sua visita em nossa região no próximo dia 16 de Dezembro, às 11:30hs da manhã na Paróquia  São Francisco de Assis (abaixo do texto seguirá mais informações sobre o local e endereço desta reunião).

Durante a reunião, as regiões presentes deram sugestões de suas necessidades, dentre estas regiões estavam presentes: S. MIGUEL PTA, S. MATEUS, PENHA, ITAIM PTA, porém somente a do ERMELINO MATARAZZO enfatizou a falta de um espaço cultural público, lembrando que em nossa região existe apenas um único espaço cultural que é a Biblioteca Municipal Rubens Borba de Morais, sendo que este equipamento público não favorece as necessidades dos coletivos, grupos e ações culturais da região. 


Este foi um momento de grande oportunidade para conhecermos outros coletivos que estão na luta, em prol da Casa de Cultura do Ermelino Matarazzo e também de apresentar propostas e de tirar algumas dúvidas com o Poder Público, dentre elas saber pra onde foi repassado o dinheiro direcionado para a Cultura em nossa região deste ano, 2010, sendo que o mesmo poderia ter dado início ao tão sonhado objetivo: a nossa Casa de Cultura.

Sendo assim, gostaríamos de deixar bem claro que, o Mundo em Foco apoia e incentiva a obtenção de um Espaço Público e Cultural pra nossa Ermelino Matarazzo e que não arredamos os nossos pés e convicções de que, poderemos realizar muitas atividades; em parcerias com outros coletivos da nossa região e também de outras, numa localidade que carece de infrainstrutura nesta área e que precisa urgentemente ser vista com outros olhares.

Estaremos presentes na reunião do dia 16 de Dezembro de 2010, às 11:30hs da manhã na Paróquia São Francisco de Assis, que fica na Av. Miguel Rachid, 997 em Ermelino Matarazzo, ao lado do ponto final do ônibus da Linha Vl. Paranaguá/ Estação da Luz-211-V.

Vamos que vamos, pois nos encontraremos na LUTA, SEMPRE!!!

Vander (xCHEx) e Carla.
Tenda Literária e Mundo em Foco.

sábado, 11 de dezembro de 2010

É HOJE: ATIVISMO CULTURAL NA Z/L.




1º Manifesto em prol da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo

Com a união de diversos coletivos, será realizada várias atividades, dentre elas dança, teatro, música, poesia e muita alegria!

Venha nos prestigiar!
Junte-se a nós!

A programação do manifesto ficou mais ou menos assim:


12:45 – Paulo Franco de Camargo (cantando)
13:00 - Sarau
13:30 - Bomba (Break)
13:45 - Paulo Franco de Camargo (Dom de Confabular)
14:00 - CIA de Dança Perfil
14:30 - Mesquiteiros
15:00 - Marginaliaria
15:30 - Periféria Invisível
16:00 - Descompan(h)ia Teatral16:20 - Rafha – Stand Up
16:40 - Bruno Lima
17:00 - Cortejo
18:00 - Sarau dos Mesquiteiros (EE Jornalista Mesquita)

E NA SEQUÊNCIA:
Shows com:

F.I.N.O. Du Rap,
MARGINALIARIA e
WÉSLEY NÓOG.
É só chegar galera, pois a Zona Leste ta pegando FOGO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

100 STRESS...

COMO FICAR DE BOA, SENDO QUE AS NOSSAS CRIANÇAS ESTÃO MORRENDO?
COMO SE SENTIR FELIZ, QUANDO O QUE ESCUTO É SÓ TRAGÉDIA, DERROTA E MORTE?
COMO EXPLICAR AQUILO QUE NÃO CONSIGO ENTENDER?
COMO SUPERAR MEUS MEDOS, SENDO QUE OS PAPÕES ESTÃO A SOLTA E LIVRES?

AS VEZES, CULPAMOS NOSSOS PAIS
POR NOS AMEDRONTAR QUANDO ÉRAMOS NOVINHO.
MAS HOJE IMPLORAMOS SUAS AJUDAS
QUANDO NOS DAMOS NO FUNDO DO POÇO.

COMO FICAR TRANQUILO, SENDO QUE A VIDA PASSA TÃO DEPRESSA?
COMO ACHAR RESPONTAS, ONDE AS PERGUNTAS SÃO TÃO CONFUSAS E ESCROTAS?
COMO SENTIR O CHEIRO, SENDO QUE A PÓLVORA EMANA EM NOSSO LAR?
COMO DEIXAR SE LEVAR, SENDO QUE O CAMINHO É TURVO E ESCURO.

MAS, EIS QUE AS LUZES APARECEM NO FIM DO TÚNEL.
E QUE ALGUMAS PESSOAS SE DOAM E NÃO MEDEM ESFORÇOS.

SENTIR QUE NÃO ESTAMOS SOZINHOS/AS
QUANDO ALGUMA UMA MÃO COMPANHEIRA.
AQUECE NOSSOS DEDOS,
QUE DIAS ANTES SERVIAM SOMENTE PRA APONTAR
TANTOS ERROS (NO NOSSO MUNDO).

A SAGA DA VIDA É VIVÊ-LA.
A CONQUISTA SE CONSTITUI NO COLETIVO.
AS MANOBRAS DEVEM SER EXATAS
PRA NO AMANHÃ DAR RISADAS DO QUE HOJE
FOI UMA DERROTA.

COMO ENCARAR ISSO, SEM SE MACHUCAR?
COMO SE SUJEITAR, AQUILO QUE PARECE NUNCA MUDAR?
COMO ARRISCAR, SEM AO MENOS TENTAR?
COMO ABRIGAR, SEM AMOR NOS RESTAR?

A RESPOSTA É ÚNICA:
COM MUITO STRESS, CAMPANHEIRO E COMPANHEIRA.
DIFICILMENTE VOCÊ CONSIGUIRÁ
FAZER ALGUMA MUDANÇA.
PODE ACREDITAR!


xCHEx.
VANDER CLEMENTINO GUEDES.
EDUCADOR, GRAFITEIRO, ARTICULADOR CULTURAL, AMANTE DA VIDA E SONHADOR.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O MANO CHAPÉU MANDOU AVISAR!!!!

1º Manifesto Cultural em Prol da Casa de Cultura de Ermelino Matarazzo.

As atividades ocorreram neste próximo sábado, dia 11/11 a partir do 12:00hs em Ermelino Matarazzo.




Pra maiores informações acessem:
http://culturanapraca.blogspot.com/

xxx

terça-feira, 30 de novembro de 2010

RIO DE JANEIRO A 1000 POR HORA NEGUIM...


Pois é galera, durante duas semanas obtivemos diversas informações sobre a "Guerra, Terrorismo, Conflito" entra a Polícia Militar, Exército e a Marinha do Estado do Rio de Janeiro com os traficantes das favelas da Vila Cruzeiro (Penha) e do Complexo do Alemão. Mas, antes de estourar estas grande e variadas informações deste problema, eu junto com uma galera já haviamos comprado a passagem para a Cidade Maravilhosa - como é conhecida mundialmente - com destino a Cidade de Duque de Caxias, situada na Baixada Fluminense. 

Ao que tudo indicava pelas informações televisivas, a Guerra estava acontecendo em toda a Cidade do Rio de Janeiro, com isso muitas pessoas que tinham combinado de viajarmos juntos não foram, motivo: As informações das Guerras no RIO assustou alguns pais e mães dos manos que iriam conosco. E isso não foi diferente comigo, a minha mãe chegou a dizer que: "É uma loucura menino você ir pra um lugar onde esta acontecendo tudo isso... Mas você sabe o que faz..." 


Mediante a todas estas coisas, eu e mais uma galera embarcamos no terminal Rodoviário do Tietê sentido Rio de Janeiro na última sexta feira (26/11) às 00:25hs. Um caso inusitado, o buzão foi LOTADO para o Rio de Janeiro.

Chegamos no Rio de Janeiro às 6:00 da manhã, pegamos um buzão na área do Porto sentido Duque de Caxias. Durante o trajeto víamos o rastro da tal Guerra que esta acontecendo no RJ, muitos carros da Polícia Militar estavam parados na via de acesso para a Baixada Fluminense e também alguns tanques de guerra do Exército Brasileiro instalado nas mediações da Av. Brasil perto de onde dá acesso a Linha Amarela, avenida que passa bem perto do Complexo do Alemão davam a sensação de MEDO, TERROR.. Muitos fuzis, metralhadoras foram vistos por nós e por mim nas mãos dos militares em diversas ruas do Centro da cidade.

Porém nada disso causou pânico, mas o que fiquei super assustado foi com a TV do Rio de Janeiro, toda a programação do sábado e em especial de domingo era referente a invasão da Polícia na Comunidade do Complexo do Alemãocom isso fiquei imaginando: "Que merda, esta TV assusta muito mais as pessoas do que um barulho de tiro na comunidade..." 


Realmente fiquei perplexo com a mídia desenfreada que existe no Rio de Janeiro, mas o que mais me emocionei foi o com carinho e o respeito que o povo da baixada fluminense teve com a nossa presença durante dois dias na comunidade da Vila Operária, em Duque de Caxias. Todos e todas os moradores sempre dando atenção pra nós, perguntando sobre como estão as coisas em São Paulo, enfim, muitas conversas divertidas e engraçadas com a galera fluminense que rendeu várias horas da madrugada.
Sendo assim, gostaria de deixar o meu testemunho, se é que vale de alguma coisa, de que o Rio de Janeiro continua sendo uma: CIDADE MARAVILHOSA, e o que andam falando do RJ nem sempre é o que condiz com a realidade. Com certeza alguns moradores estavam apreensivos e assustados com tudo que anda ocorrendo, mas a maioria desconsidera os fatos e boatos pois, os conflitos estão acontecendo somente na região do Complexo do Alemão e não na cidade toda como a mídia repassa para todo o Brasil.

Por isso, se você tem vontade de fazer algo, por mais que as notícias que recebemos não sejam as melhores, a melhor coisa a se fazer é realizar a sua vontade e tirar suas próprias conclusões. E a sensação que tive  durrante a minha viajem foi que o RIO DE JANEIRO continua sendo uma Cidade Maravilhosa,  Linda, Quente Demais; apesar de ser bastante suja em alguns pontos, mas fora isso ela continua sendo maravilhosa e única. Não deixe que ninguém venha influenciar suas decisões com informações baratas e alienantes, seja você mesmo, vá e busque fazer dos seus ideais algo bacana pra passar pra outras pessoas. O que esta em GUERRA mesmo são as informações que recebemos de diversos meios de comunicação que só tem um único objetivo: DESTRUIR OS NOSSOS SONHOS, e enriquecer o desejo DELES, que é ALIENAR  EXCLUSIVAMENTE NÓS, AS PESSOAS.

VIVA RIO, VIVA DUQUE DE CAXIAS, VIVA TODAS AS COMUNIDADES DESTA CIDADE QUE PRECISA SIM SER OLHADA COM MAIS CARINHO, RESPEITO E AMOR.

.xCHEx.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SÓ MAIS 1.

Meio quieto, sem barulho, mas com muita ação e dedicação.
Sujeito a várias críticas, sujeito de várias variações, 
sujeitos a serem sujeitos de fato.
Foi assim, tenso mas ao mesmo tempo tremendo, nos 2 sentidos.
Mas o que fica mesmo é a impressão daqueles/as que 
presenciaram a exposição se expondo.


Ao mesmo tempo que cotigaram a nossa Instalação.
Alguns murmurinhos foram ouvidos ao pé da letra de que:
"O que vocês fazem a comunidade poderia ter acesso".
O complicado é re-dizer que: o que está feito, tá feito.
O que tá na rua é da RUA.

Ou NÃO?

Apenas o meu (de)sentimento...
Vander Clementino Guedes.


Valeu: MAURÍCIO, DANILO, KLEBER, MARIA RUTE, BIANCA, ADRIANA & WENDER pela Produção da Exposição: FotoGraffiti. Tamo junto galera, é assim mesmo, TAMO JUNTO.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

MARQUEM EM SUAS AGENDAS. ZONA LESTE PEGANDO FOGO...


FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL PTA.
DIAS: 18, 19 E 20 DE NOVEMBRO DE 2010.
LOCAL: EM DIVERSOS LOCAIS DE CIRCULAÇÃO POPULAR DE SÃO MIGUEL PTA.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSEM:

http://www.ftas.org.br/ftas/site.php?mdl=cdc&op=lerextra&id=15

O COLETIVO TENDA LITERÁRIA SE APRESENTARÁ NO DIA 19 - SEXTA FEIRA - NO SARAU LITERÁRIA A PARTIR DAS 19:00HS.




SARAU SUBURBANO CONVICTO NO ITAIM PTA.
DIA: 19 DE NOVEMBRO A PARIT DAS 19:00HS.
LOCAL: Espaço Suburbano Convicto na Casa de Cultura do Itaim Paulista

Rua Barão de Alagoas, 340
* Proximo a Estação Itaim Paulista da CPTM
Inf: (11) 2569-9151

suburbanoconvicto.blogspot.com
http://www.espacosuburbanoitaim.blogspot.com/



SARAU DOS MESQUITEIROS.
DIA: 20 DE NOVEMBRO DE 2010.
LOCAL: RUA VENCESLAU GUIMARÃES, 581. JD. VERÔNIA "E.E. JORNALISTA FRANCISCO MESQUITA.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSEM:

http://mesquiteiros.blogspot.com/


ENCONTRO DE GRAFFITI EM SÃO MIGUEL PTA.
LOCAL: RUA RAFAEL ZIMBARDE. UNIÃO DE VILA NOVA.
MURO DA CPTM.



XÊPA LITERÁRIA - FEIRA LITERÁRIA PERIFÉRICA EM GUAIANASES.

DIA: 21 DE NOVEMBRO DE 2010.
LOCAL: RUA PROFESSOR COSME DEODATO TADEU, 136 - GUAIANASES.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACOMPANHEM AQUI O NOSSO BLOG.

http://tenda-literaria.blogspot.com/

COLETIVO TENDA LITERÁRIA


sábado, 13 de novembro de 2010

MEETING OF FAVELA-MOF 2010. DUQUE DE CAXIAS/VL. OPERÁRIA/RJ.

MEETING OF FAVELA 5 - VIDEO PROMOCIONAL

A GALERA DE DUQUE DE CAXIAS/RJ MANDOU AVISAR...




A festa Xarpi rap festival, como o nome ja diz, tras em cada edição nomes de peso que representam não só na rua, mas tambem nas pickup's, rimas e atitudes.

E nesta próxima edição não será diferente, convidamos a todos pra celebrar a edição especial...Xarpi + Meeting Of Favela.

Sai de Baixo senão eu dou rasteira!!!

Podes cre galera, como o título de um outro texto que coloquei a três dias ou mais atrás diz: Ninguém vai tirar isto de mim. É complicado as vezes entender o que penso, também somos sodos e todas seres quase pensantes, pois se pensassemos realmente, com a nossa MENTE, as coisas poderiam caminhar pra outro sentido, um outro ruma, mas não estou aqui pra fazer julgamento de ninguém, muito pelo contrário, estou aqui pra avisar pra todos e pra todas que estou na área, armado até os dentes pra derrubar aqueles ou aquelas que querem ver o meu mal, tá entendendo galera? . 

Mas, se acalmem galera, armado com ideias pra mudar, ou tentar mudar alguma coisa. Prova disso é o que venho desenvolvendo com a galera de Guaianases e mais alguns loucos/as que conheço por ai.

Pra saber mais? Bom, não precisar saber demais nada através das minhas escritas, é só chegar junto e acompanhar as coisas que andam acontecendo, ai você terá mais informações do que apenas esta postagem possa transmitir. 

Se vai ser bom? Pois é, isto também fico me perguntando, porém não estou preocupando muito com a resposta, pois o que fazemos não prejudica ninguém, não fere ninguém (a não ser a mente, os pensamentos e reflexões) apenas alimenta aquilo que imaginamos que esta morto, que é os nossos SONHOS.











HARE KRISHNA.

xXx

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

XÊPA LITERÁRIA - 2010.


CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÕES.

10:00 - Abertura da Feira - Intervenção teatral - Suicídio Urbano (Jovens Urbanos).
 
11:00 - Apresentação musical (Mpb) Tita Reis (Dolores Boca Aberta).
 
12:00 - Xêpa - Caldo Verde.
 
13:00 - Apresentação musical (rap) Conexão popular (Espaço Cultural Honório Arce).
 
13:00 ás 16:00 - Oficina de produção de livros - (Dulcinéia Catadora).
 
14:00 - Intervenção teatral - Arruacirco (Casa de Cultura Itaim).
 
15:00 - Apresentação musical - Banda Homens das Cavernas (Casa de Cultura Itaim).

16:00 as 18:00 - Grande Sarau - Presença de vários coletivos culturais da cidade.
 
16:00 - Abertura do Sarau - (teatro e música) -  Grupo Marginaliaria  (JD Helena).

18:00 - Encerramento do Sarau - Apresentação de Jongo -  Espaço Cultural Honório Arce.
 
COLETIVO TENDA LITERÁRIA.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSEM:

EMERSON ALCALDE. MASSA.

Salve galera, este aqui é um camarada muito firmeza que conheci neste ano num evento de Graffiti e Hip Hop no CEU Quinta do Sol, próximo a residência onde resido na zona leste de São Paulo. 

Morador do bairro do Cangaíba, Emerson Alcalde é Ator, Poeta, Cronitas, Cineasta, Produtor Cultural, mas além de um isso é um Grande Companheiro. Saiu da Z/L com outros companheiros de vários coletivos: Vagner (Elo da Corrente), Michel Yakini (Sarau Poesia na Brasa), Alessandro BUZO (Suburbano Convicto), pra mostrar pra galera do Interior Paulista o que a capital paulista tem de bacana em sua cultural mais que diversificada.

Sendo assim segue o poema MASSA, da autoria do próprio Emerson Alcalde. Tamo junto parceiro.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ninguém pode tirar isso de mim, NINGUÉM.

Quando se tem um sonho, quem é que sonha este sonho?

As vezes fico imaginando o que as pessoas pensam quando relatamos nossos sonhos, vontades, desejos ou simplesmente o que queremos fazer de nossas vidas, Talvez, estas são sejam perguntas difíceis demais pra qualquer Ser Humano em sã Consciência.

Talvez seja por isso que as nossas vontades incomodam muitas pessoas, quando as mesmas estão acostumadas a viverem somente de migalhas e restos, mas como CAZUZA dizia: "...não me interessam..." isso faz parte. Não é mesmo??? Mas a vida é assim, um dia a gente perde, mas outro a gente ganha.

As fotos abaixo expressão um pouco deste meu sentimento, e pra resposder as frases das quais estou acostumado a ouvir como Dúvido de você. Isso não vai dar certo. Ihhhhhhhhh, pode desisitir. Ta ai a resposta para tais afirmações. Porém, isso me fortalece tanto que vocês não têem nem noção. Portanto, continuem pensando assim de mim, que vou fazendo diferente dali sem nenhum problema.








Isso daqui é uma pequena parte do que somos capazes de fazer pra mundar omeu, o seu, o seu MUNDO!

Estas imagens fazem parte de um trabalho que esta sendo desenvolvido por jovens da região de Guaianases juntamente com a minha humilde colaboração, pois sozinhos não podemos fazer nada, não é mesmo?

Abracios, fui.
xCHEx.

EXPOSIÇÃO FOTOGRAFFITI - 2010.


Olá a todos e a todas.

Nos dias 12, 13 e 14 de Novembro teremos mais um Projeto dos Jovens do Programa Jovens Urbanos da ONG Plugados na Educação realizando uma grande Exposição chamada: Exposição FotoGraffiti.

Esta Exposição tem como proposta aproximar os Graffitis que são produzidos na região do Lajeado/Guaianases dos trabalhos de três jovens: Douglas (DOUG-Grafiteiro), Ítalo (MO-FYA!-Grafiteiro) e a Michelli (MICA-Grafiteira).

Os jovens da ONG e do PJU perceberam que muitos dos graffitis existentes na região são considerados como vandalismo, poluição visual ou até mesmo como coisa de Bandido, sendo assim os jovens do PJU resolveram retratar, através de Fotografias os Graffitis destes jovens na região e mostrar que a Fotografia condiz muito com a Intervenção Urbana, neste caso do Graffiti.

Todas e todos estão convidados pra participarem destes três dias de Amostra destes Trabalhos que foram desenvolvidos durante 3 meses com a Assessoria do nosso amigo e companheiro Waldir Hernandes-Fotógrafo e Educador.

Local: Casa de Cultura d@s Guaianás.

End: Professor Cosme Deodato Tadeu, 136 - Antiga SUBPREFEITURA DE GUAIANASES.

HORÁRIO: Sexta e Sábado das 10:00hs às 19:00hs.
                 Domingo, dia de encerramento: das 10:00hs às 17:00hs.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSEM:

COLETIVO FOTOGRAFFITI.

FESTIVAL DO LIVRO E DA LITERATURA DE SÃO MIGUEL PTA.

Dias 18, 19 e 20 de Novembro.

Pelo quinto ano consecutivo, a Fundação Tide Setubal realizará evento de estímulo à leitura em São Miguel Paulista. Na edição de 2009, cerca de 4 mil pessoas participaram de encontros com escritores, contadores de histórias, poetas, além de debates temáticos, produção de textos coletivos e compra e troca de livros ao longo dos três dias do evento no CDC Tide Setubal.

A novidade, em 2010, é que o Festival não se restringirá ao CDC, mas também estará nas ruas, praças, paradas de ônibus, biblioteca, mercado municipal e estação de trem do bairro. Serão os Corredores de Livros, conceito inspirado nos corredores de ônibus que seguem itinerários mais livres para se livrar do tormento dos engarrafamentos urbanos. As atividades serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro, das 9h às 22h, e no dia 20 de novembro, das 9h às 17h.

Acontecerão, em diferentes locais, intervenções artísticas, contação de histórias e debates. Os livros doados serão distribuídos, gratuitamente, na feira de troca de exemplares do CDC. Para convidar os moradores à leitura, exemplares também serão pendurados em árvores.

O evento pretende contribuir para a democratização do acesso ao livro, uma vez que o acervo público da região é reduzido.

As atrações acontecerão, simultaneamente, em diversos locais do bairro, entre elas: 

•    Contação de Histórias
•    Conversa com o Autor
•    Workshop e lançamento de livros
•    Oficinas de Criação Literária
•    Intervenções Teatrais
•    Recitais Poéticos
•    Apresentações de Dança
•    Ônibus Biblioteca
•    Sarau Literário
•    Feira de Livros
•    Doação e Troca de Livros
•    Exposições e Exibição de Curtas/Filmes
•    Ônibus Itinerante para escolas da rede pública, entre outras atrações

Confira a programação completa:

CDC Tide Setubal .
Rua Mário Dallari, 170 – Jd. São Vicente .
Informações: 2297-5969.


 PROGRAMAÇÃO:

19 de novembro (sexta-feira)
Das 10h às 22h

  • Contação de História


Das 10h às 11h – Histórias Fantásticas de um Baú  com Lili Flor e Luciano Mendes, da Cia. Canta que Eu Conto

Das 14h às 15h – Histórias Ilustradas – O Livro Infantil na Contação de Histórias com Cláudio Oliveira e grupo Cia. do Mar

  • Lançamento


Das 11h às 12h – Lançamento do livro Fundação Tide Setubal: Identidades Territoriais e Comunidade Local. Uma História de Pensar e Fazer Junto
Desafios, dificuldades, conquistas, aprendizados são apresentados nesta publicação, que busca compartilhar cinco anos de história da Fundação Tide Setubal com o bairro de São Miguel Paulista e com outras instituições que atuam pelo desenvolvimento local

  • Apresentação de Teatro


Das 13h às 14h – O grupo Os Fuxiqueiros (Centro Cultural Arte em Construção) apresenta o espetáculo O Baú de Histórias

  • Workshop


Das 14h30 às 16h30 – Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes,
com Dr. Ayrton Margarido (especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente)

Direcionado a professores, gestores públicos, líderes comunitários e demais interessados.
(vagas limitadas)

  • Conversa com o Autor



Das 17h às 19h – A Literatura como Instrumento de Educação e Valores Culturais nas Periferias Urbanas,
com Sérgio Vaz (poeta, fundador da COOPERIFA), Ferréz (romancista, poeta e fundador do 1DaSul), Rodrigo Ciríaco (Projeto Literatura (é) Possível, autor do livro de contos Te Pego Lá Fora, 2008)
Mediação: Eleilson Leite (historiador e membro da Ação Educativa)
  • Oficina de Criação Literária – Parte 2

Das 17h às 19h –  Lendas Urbanas, as histórias que os outros contam..., com Antonio Primus (professor de Literatura, dramaturgo e produtor cultural)
Para jovens a partir de 12 anos e adultos (20 vagas)
  • Lançamento

Das 19h às 19h30 – Lançamento da revista OU NÃO e exposição Coletivo Literatura Subsolo

A OU NÃO é uma realização do Coletivo Literatura Subsolo com o patrocínio do Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais (VAI 2010), que realiza um mapeamento de artistas e iniciativas culturais das zonas leste e oeste da cidade de São Paulo.

  • Sarau Literário

Das 19h30 às 22h — Encontro de Saraus da Zona Leste

Um rico encontro entre coletivos que desenvolvem saraus com o tema da literatura periférica na região da zona leste.

Abertura: Aline Reis.
Participação: COLETIVO Tenda Literária, Sarau dos Mesquiteiros, Coletivo Arte Maloqueira.
Convidados: Sérgio Vaz e Ferréz.

COLETIVO TENDA LITERÁRIA.
VANDER.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

INFORMATIVO URGENTE!!!!!!

Salve galera, do dia 21 de Novembro estaremos reunidos/as na Zona Leste, mais especificamente em Guaianases na Casa de Cultura dos/as Guaianás comemorando a finalização do Projeto Tenda Literária, financiado pelo Programa VAI da Prefeitura de São Paulo junto com uma porrada de gente envolvida na fomentação da Literatura Periférica e suas articulações.

Abaixo segue o cartaz do nosso evento e esperamos a presença de vocês lá pra se alimentarem de um grande e variado cardápio de livros, pessoas e um caldinho que será preparado pra todos e todas que estiverem, ou não, no evento.

A partir das 10:00hs da manhã estaremos lá, pra maiores informações acessem nosso blog:



Abracios, fui.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

FOALS - Blue Blood

No momento estou vivendo pra realizar no futuro coisas boas, maravilhosas, pois, quando  precisar olhar pra tráz, pro meu passado só vou querer me recordar dos momentos bons que vivemos juntos, nada do que passou será refletido em vão, lá na frente terá a recompensa e será bem melhor do que estamos tendo agora, neste exato momento.

Temos que ficar bem conosco mesmo pra, depois, tentar mudar alguma coisa, e é exatamente isso que estou fazendo. Nem sei de onde tirar forças pra superar os desafios mas sei que vai valer a pena e  quando chegar este dia iremos dançar até o final dos dias, até o final de nossas vidas.

Assim espero e vou me preparando, não estou sozinho mas também tenho que fazer a minha parte.
Fui.

FOALS - BLUE BLOOD.
You've got the blood on your hands, I think it's my own.
We can go down onto the streets and follow the shores.
Of all the people, we could be two.
Then I bite my nails to the clip, run back home.

You've got the blood on your hands, I know it's my own.
You came at me in the middle of the night to show me my soul.
Of all the people, I hoped it'd be you.
To come and free me, take me away.
To show me my home.
Where I was born.
Where I belong.

You've got the blood on your hands, I want you to know.
I hoped that you'd come and take me away, back to my home.
Of all the people, it had to be you.
Then I bite my nails to the clip, run back home.

You showed me.
Where to go.
To my home.
To my home.
So take me.
Through the roads.
That you know.
To my home.

You've got the blood on your hands, I know it's my own.
You came at me in the middle of the night to show me my soul.

You showed me.
Where to go.
To my home.
To my home.
So take me.
Through the roads.
That you know.
To my home.

(Come and help me accept it,
affect it, protect it.
Come and help me accept it,
it's always my home).
(Come and help me accept it,
effect it, protect it.
Come and help me accept it,
it's always my home).

You showed me.
Where to go.
To my home.
To my home.
So take me.
Through the roads.
That you know.
Where you know.

You showed me.
Where to go.
To my home.
To my home.
So take me.
Through the roads.
That you know.
To my home.

(Come and help me accept it,
affect it, protect it.
Come and help me accept it,
it's always my home).
(Come and help me accept it,
effect it, protect it.
Come and help me accept it,
it's always my home).

You've got the blood on your hands, I know it's my own.
We can go down onto the streets and follow the shores.
Of all the people, I hoped it'd be you.
You showed me my way back home.
To where I was born.
Where I belong.
Where I belong 

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

É SEMPRE BOM ESTAR COM VOCÊS.

Como o meu camarada Andrio diz: "me desculpem pela demora, é que ando meio assim... confuso..." estou aqui pra deixar registrado mais um evento que participe aqui na Zona Lost com os camaradas: ANDRIO (MARGINALIARIA), HENRIQUE (BARRACO DAS IDEIAS), BRUNO (PERIFERIA INVISÍVEL), ELIZANDRA SOUZA, ALESSANDRO BUZO e mais uma galera muito firmeza que colou no Sarau SUBURBANO CONVICTO lá no Itaim Pta, oô galera não posso esquecer de aflar também da minha companheira, namorada e amante: CARLA. 

Com certeza foi uma noite fria (temporalmente falando) mas muito quente com as diversas poesias, poemas, conversas, teatro, música tudo junto no último dia 14 de Outubro deste ano. Só tenho uma coisa a dizer: Quem não foi, PERDEU TIO, PERDEU TIA!!!

E é isso ai galera, a vida vai indo, daquele jeito, nos corres sempre mas tentando encarar os desafios que são muitos, e como são. Tamo junto pro que der e vier.
Um agradecimento especial pra galera do Projeto Marginaliaria, Henrique (Barraco das Ideias) e pra minha companheira sempre Carla. Amo vocês galera. E vamos fortalecer esta parada ai óh.

Segue o link das fotos galera.

ISSO ME FAZ BEM...

Este é um trecho do meu poema chamado: "O QUE É PRA VOCÊ?"
Não sei quem fez, mas muito obrigado.
E estamos ai na atividade, abracios, fui.


xCHEx.
2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MANO HENRIQUE. BARRACO DAS IDEIAS.

Salve galera, este é um poema escrito pelo camarada e companheiro de LUTA Henrique. Ele não me passou o título, mas quem ler pode deduzir do que se trata estas humildes e ricas palavras de um grande guerreiro nos corres do dia a dia. Pra todos e todas que querem fazer a diferença!!!


"Ser professor
é romper as barreiras impostas
não é ser amigo
com tapinhas nas costas

É chamar a atenção dos mais novos
que a vida só esta no começo
que as vezes estudar é chato
mas o saber tem seu preço

E o que você aprender
seja o a ou o b
por mais que tentem
ninguém tira de cada ser

É tolerar a má educação
das crias desavisadas sobre respeito
e tentar formar um ser humano
defendendo e aplicando seus conceitos

É sentir a vida das pessoas
e não só participar como coadjuvante
dividindo os risos e lágrimas
e sim de cada aluno ser um amante

Do mestre graduado
aos mais simples do sertão
que se acham no dever de instruir
sempre apontando a solução

Mostrando para o rico ao mais humilde
que o dinheiro não significa alegria
nem que pés descalços e barrigas vazias
vai te impedir de ter sabedoria

É ser psicólogo, psiquiatra
muitas vezes assistente social
tendo sempre bom senso
quando  lhe causarem algum mal

Porque a pessoa que entende
a idade mais difícil de se lidar
a rebeldia de criança e do adolescente
no céu deve ter o seu lugar

Escrevo esses versos
como eterno aluno e admirador
esta é minha simples homenagem
ao dia do professor."


HENRIQUE. BARRACO DAS IDEIAS.

Pra saber mais acessem:
http://barracodasideias.blogspot.com/
http://barracodasideias.blogspot.com/ 

FUI.
xXx

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O Menino e a Árvore. INTERESSANTE.

Soap Índia - Legenda em português

Aravind - ÍNDIA. VALE A PENA ASSISTIR.

Este é um vídeo documentário feito na Índia a respeito do que seria um Sisiema Comunista. Espero que ninguém se espante ou se arrependa com o que verão neste vídeo, mas podem ter certeza que irá balançar os seus pensamentos e críticas existente sobre este "tal sistema". Vale muito apena assistir. Abracios, fui.

domingo, 10 de outubro de 2010

SARAU, MÚSICA E POESIA, TUDO ISSO NA PERIFERIA.

Pois é, e ainda disse que: "Na periferia só tem maloqueiros/as, nóias e etc..." E não é que é verdade! Somos todos e todas nóias por: poesia maloqueira, maloqueiragem teatral, reciclagem pets e muito mais.

No último dia 25 de Setembro de 2010 aconteceu mais uma provar de que somos: "Muito, mas muito loucos pra fazer estas paradas de saraus e poesias." e realmente somos mesmo. Muitas pessoas não imaginam o quanto é complicado realizar atividades culturais em suas regiões, e quando elas acontecem são vistas como: eventos pra matar o tempo. Bom, pode até ser pra matar o tempo, o tempo de não assistir TV, matar o tempo de NÃO ficar em frente ao PC, enfim matar o nosso tempo com coisas cotidianas e apreciar coisas novas e diferentes, acredito que isso sim é uma forma bacana de matar o tempo.

Os Mesquiteiros, um projeto encabeçado com o Mano e Professor da rede Pública de Ensino: Rodrigo Ciríaco juntamente com as Guerreiras Mesquiteiras uns dois Guerreiros Mesquiteiros que sobrevivem na E.E. Jornalista Francisco Mesquita realizando atividades de teatro e Sarau.  

Ei, mas calma ai, isto não é de hoje. Há mais ou menos uns 5 anos que o Rodrigo faz esta atividades dentro da Escola e muitas pessoas da comunidade desconhecem. Bom, é claro né, as vezes não é tão conveniente que as pessoas saibam  o que acontece dentro de uma escola, mas enfim, dentro deste projeto existe uma proposta de Mostrar pra comunidade e também pra direção da escola que Literatura (É) Possível. E, com este projeto, as Guerreiras e os Guerreiros do Mesquita vão mudando, aos poucos, a cara na nossa quebrada.

Parabéns a todos e todas que, de alguma forma contribuem para que estas tais: atividades culturais não se percam no caminho.

 "E ASSIM QUE É, É ASSIM...
 ...QUE DEVE SER".
BEAT BOX NA ÁREA...
 EU QUE FIZ. "É POSSÍVEL MUDAR". NENÃO?
 MÚSICA E POESIA: PROJETO MARGINALIARIA NA ÁREA CARAIO.
 ANDRIO E A TRUPE DA MÚSICA E POESIA.
TODOS E TOAS PRESTANDO ATENÇÃO, NO
HUMILDE EVENTO DA REGIÃO.

Bom, falar mais o que? As vezes as imagens falam muito mais do que 1000 palavras.

Vander.
xCHEx.
2010