segunda-feira, 23 de julho de 2012

Apenas Relatos. 1

16 de julho de 2012.

Hoje começo um nova etapa em minha vida, como na maioria das vezes a sensação é a mesma quando faço algo novo ou muito diferente do que estava acostumado a realizar na minha vida profissional e também na social. Mudanças fazem parte da vida, não é mesmo?

Pra mim, realizar pesquisas é muito mais do que coletar dados e números, esta é uma chance importante que estou tendo e vivenciando com as pessoas que dependem do Serviço Público de Saúde da cidade em que vivo: São Paulo. Poder escutar, olhar e sentir o que as pessoas pensam sobre este sistema será um grande desafio e também uma grande e inovadora aventura.

Se me perguntarem sobre o trabalho que estou fazendo neste momento poderei responder esta questão somente quando estiver terminado pois assim poderei ter mais concreto esta experiência, não é mesmo?

Nesta primeira pesquisa fui para o Conjunto Habitacional José Bonifácio que fica na zona leste da cidade, mas cada dia estarei em um canto diferente da cidade. AMA foi o local escolhido para realizar a pesquisa. O local fica numa avenida bem movimentada e conhecida da região, isto é um dado que facilita tanto o acesso quando a visibilidade do espaço, mas isto não é comum em toda a cidade.

Desde as primeiras horas do dia muitas pessoas passaram pelo espaço. Não sei ao certo qual a demanda dos usuários/as da AMA José Bonifácio III, mas a maioria dos que procuram são idosos/as e mães com crianças de colo.

Por se tratar de um bairro dormitório é nítida a frequência de pessoas precisam de atendimento médico urgente, ainda mais se tratando da época em que estamos falando onde problemas respiratórios batem o recorde entre idosos e principalmente as crianças. Quem sabe um dia isto mude para melhor e que as condições do espaço favoreçam em primeiro lugar a população.

Bom, como disse no início: eis que se inicia uma nova jornada em minha vida profissional e social, uma mudança em minha História de Vida. Enquanto alguns, que se diziam "Amigos/as" de minha pessoa gozam de aventuras e de outras vivências, permito-me dizer que estou completamente contente por estar onde estou e sendo verdadeiro comigo mesmo e para com quem acredita no que sou e no que faço. Tomare que os relatos que irei registrar aqui, em meu blog, possa contribuir em nosso censo crítico, social e principalmente no Humano pois, afinal de contas: somos pessoas que cumprimos com nossos deveres e queremos que os direitos básicos sejam garantidos, independente de qualquer situação vigente ou pré estabelecida.

Vander xCHEx.


2 comentários:

Carla disse...

Pois é be, temos que garantir pelo menos nossos direitos básicos, e acredito que através desta nova etapa de sua vida você irá ver realmente de perto o que anda acontecendo com a nossa Saúde Pública. Por ser um ano de Eleições Municipais é ora de expor o que anda acontecendo nos AMAs, e tento a esperança de termos uma Saúde Pública melhor, exigindo nossos direitos e respeito a todos/as.

Estarei acompanhando seus relatos aqui no Blog, assim como de pertinho também.

Parabéns amor!

Beijo,

Carla Soares

Vander xCHEx disse...

Popis é amore, como toda experiência é importante pra mim deixar registrada digo a vc que nem iria fazer isto, mas como o impacto foi muito forte e envolve uma monsão de pssoas para além de mim senti a necessidade de expressar minhas alegrias e dores deste novo trampo.

Não sei ao certo no que isto vai dá, mas posso te dizer que ele não ficará morto ou enterrado. É um proposta, são apenas Relatos, por enquanto...

Acompanhe sim hermana e companheira minha.

Bjos de alguém que te ama muito.